Fenam promove Congresso Médico dia 18 de junho

O Médico e a Realidade Brasileira é o tema do Congresso Médico da FENAM, um dos eventos mais importantes do calendário da Federação Nacional dos Médicos, que acontece nos dias 18 e 19 de junho, no Hotel Caesar Business, em São Paulo. No congresso, além de debater os temas mais relevantes para o movimento médico brasileiro, a Federação elege sua diretoria para o biênio 2010/2012. Com público estimado em 200 pessoas, o Congresso Médico da FENAM receberá cerca de 150 delegados com direito a voto.

Como ocorre tradicionalmente, a eleição da diretoria da FENAM acontece no último dia do evento (19/06). De acordo com o estatuto da entidade, na próxima gestão o presidente será oriundo da Região Sudeste, que abrange os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

As inscrições para aqueles que irão participar do evento como delegados de seus sindicatos médicos, ou seja, os que têm direito a voto, devem ser feitas pelos telefones (61)3042-3700 (escritório da FENAM em Brasília) e (11) 3292-9147 (Sindicato dos Médicos de São Paulo) ou através do site da Fenam.

Os convidados e observadores também poderão usar os mesmos números de telefone e a mesma ficha do portal para fazerem suas inscrições. A lista de documentos necessários para o credenciamento dos delegados é a seguinte: cópia do edital de convocação da assembleia extraordinária do sindicato que elegeu os delegados, ata da assembleia extraordinária com lista de presença devidamente assinada pelos que participaram, e nomes dos delegados e suplentes. Esses documentos devem ser enviados para o e-mail secretaria@fenam.org.br ou pelos Correios, para o endereço SHS, quadra 6, conjunto A, sala 211, Brasília, CEP 70322-915.

Formação

Formação médica, escolas de medicina, residência médica e revalidação de diplomas e títulos de especialistas estão entre os assuntos debatidos no evento, que inclui ainda na sua programação temas como mercado de trabalho e remuneração, Plano de Carreiras, Cargos e Vencimento (PCCV), carreira de estado e trabalho médico na saúde suplementar.

O trabalho médico no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Saúde da Família e Comunidade, alternativas de remuneração e contrato de gestão também são subtemas do Congresso Médico da FENAM, assim como o portal da FENAM Web 2.0 e a planilha SUS/FENAM.

No dia 19, antes da eleição que escolherá os novos dirigentes da Federação Nacional dos Médicos, representantes de sindicatos médicos de todo o país debatem ainda temas como políticas de saúde e relação com a sociedade, financiamento e gestão do SUS e a relação dos médicos com a sociedade.

Avaliação

O Congresso Médico da FENAM é classificado pela diretoria da entidade como um grande momento de avaliação e definição das diretrizes e ações que serão desenvolvidas nos próximos dois anos em favor do médico brasileiro, que, nos últimos anos vem sofrendo um processo de desvalorização, por conta, principalmente, da baixa remuneração e falta de condições de trabalho.

IX Congresso Médico da FENAM – programação preliminar

Dia 18 – Sexta-feira
8h às 9h – Credenciamento e inscrições
9h às 11h30min – Temas:
– Formação Médica
– Escolas Médicas
– Residência Médica
– Revalidação de diplomas e título de especialistas
10h45min às 12h – Debate/plenária
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h às 13h45min – Subtemas 1

– Mercado de Trabalho e Remuneração
– PCCV/Carreira de estado/Carreira pública
– Trabalho médico na saúde suplementar
Subtemas II – 13h45min às 15h15min

– Trabalho médico no Sistema Único de Saúde

– Programa de Saúde da Família e Comunidade
– Alternativas de remuneração
– Contrato de gestão
15h15min às 15h30min – Intervalo
15h30min às 16h45min – Debate/plenária
17h – FENAM 2.0
17h30min – Planilha SUS/FENAM
20h – Solenidade de abertura

Dia 19 de junho – Sábado
8h30min às 12h – Temas
– SUS, Políticas de Saúde e Relação com a Sociedade
– Financiamento do SUS
– Gestão do SUS
– A Relação dos Médicos com a Sociedade
13h às 16h – Plenária final
Relatório final – Carta de São Paulo
16h às 16h30min – Intervalo
16h30min – Eleição da Diretoria
17h30min – Encerramento