Alckmin amplia vagas e aumenta bolsa de residência médica em SP

Alckimin amplia vagas para residentes em SP

Alckimin amplia vagas para residentes em SP

O Governo do Estado de São Paulo ampliou em 203 o número de vagas de residência médica no Estado, passando dos atuais 4.848 para 5.051. O valor da bolsa paga aos médicos residentes também subiu de R$ 1.916,00 para R$ 2.338,00. Os decretos beneficiando os médicos residentes foi assinado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em solenidade na sede da Associação Médica Brasileira (AMB) no dia 1º de março.

“É uma alegria anunciar este aumento casa dos médicos, uma necessidade, pois o número de escolas médicas está maior em São Paulo, Estado que recebe um quarto dos médicos residentes do País, mas as vagas de residência não acompanharam esse processo. É preciso complementar a educação para podermos oferecer à população uma medicina segura e de qualidade”, disse o governador.

Na oportunidade, o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, anunciou que será renovado o acordo de educação médica continuada e distribuição de diretrizes assinado entre a AMB e a Secretaria de Saúde em 2007.

O aumento no número de vagas e no valor da bolsa dos médicos residentes é uma antiga reivindicação da AMB. O presidente da entidade. José Luiz Gomes do Amaral disse que a solenidade estava “celebrando a ampliação das opções de capacitação médica”. Participaram da solenidade, Edmund Baracat, diretor científico da AMB, e Linamara Battistella, secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência.