Importância da mamografia

mamografia2O dia 5 de fevereiro marcou o Dia Nacional da Mamografia, data que tem com objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame. De acordo com o Presidente da Comissão de Mamografia da Febrasgo, Paulo Maurício Soares, embora os esforços sejam muitos para que as mulheres se submetam ao exame, ainda é pouca a procura para o devido rastreio do câncer da mama.

Os dados comprovam o fato. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. Isso porque, de acordo com Paulo Maurício Soares, a doença é diagnosticada em estágios avançados. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014, a estimativa para novos casos é de mais de 57 mil.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e se diagnosticado e tratado oportunamente, a melhora no prognóstico é considerável.  A mamografia reduz a mortalidade por câncer e auxilia  a rastrear o risco de desenvolver a doença.

No que se refere as chances de cura após feita a detecção precoce, as estatísticas apontam para até 90%.“O mais importante é saber que o diagnóstico inicial permite tratamentos menos agressivos, sem cirurgias mutilantes.