Tendinite: Causa e tratamento

Sabe aquelas dores próximas as articulações e que pioram com o decorrer de movimentos repetitivos ou atividades físicas? Isso pode ser Tendinite.

tendinite-nas-maosTendinite é a alteração ou distúrbio funcional no tendão – uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso – e pode ser ocasionada por um trauma, infecção gerada por esforço repetitivo ou envelhecimento de maneira que o tendão perca a elasticidade, resultando em um processo inflamatório reumático. Os locais comumente afetados por esses problemas são: cotovelos, calcanhar, ombro e pulso.

Os sintomas vão além da dor e vermelhidão, a impotência funcional e contratura muscular também ocorrem na área afetada. A tendinite tem cura e seu tratamento baseia-se em crioterapia (gelo), anti-inflamatórios não hormonais, corticoides, infiltrações e fisioterapia. E em casos raros, quando tais métodos não obtêm resultados, é necessário tratamento com intervenções cirúrgicas.

O Dr. José Wilson do Bomfim, ortopedista e diretor técnico do Hospital Daher, alerta que recorrer a pomadas anti-inflamatórias e para dores musculares como refúgio das dores causadas pelas inflamações na fibra pode ajudar, porém é importante que sejam usadas com a cautela da prescrição médica.

“O melhor a se fazer para evitar o desenvolvimento da tendinite é manter atividades controladas, fazer o uso adequado de EPI (Equipamento de Proteção Individual), manter repousos intercalados e atividades físicas regulares”, afirma o ortopedista do Hospital Daher.

*Com informações do Hospital Daher