Médicos comemoram o aumento da procura por mamografias

Ministério da Saúde apresenta dados que mostram crescimento de 9,7% na realização de mamografias no Brasil em 2013.

mamografia__16864_37428Dados do Ministério da Saúde demonstram crescimento de mulheres preocupadas com uma das doenças que mais atingem as brasileiras: o câncer de mama. Os números apresentaram 9,7% de aumento na procura do exame em 2013 no Brasil. De acordo com a médica da clínica Mamorad,  Bianca Silva Marques, o índice pode ser considerado um avanço médico. Em 2012, 522 mil mulheres morreram vítimas do Câncer de Mama em todo mundo, e cerca de 1,7 milhão foram diagnosticadas com o tumor. 

– Acredito que as mulheres estão percebendo, aos poucos, a importância de realizar os exames de imagem, que servem como forma de prevenção à doença. As campanhas na mídia, como o Outubro Rosa, ajudam a atrair mais pacientes aos consultórios. As chances de cura para aquelas que têm o diagnóstico precoce são até 90% maiores. Por isso é importante que sejam realizados exames que apontam a presença do tumor com frequência – destaca a médica da Clínica Mamorad,  Bianca Silva Marques.

Relatório divulgado em dezembro de 2013 pela Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer aponta que número de mortes decorrentes do câncer de mama no mundo cresceu 14% entre 2008 e 2012. No Brasil, os índices de incidência e mortalidade da doença são maiores do que os mundiais. Foram 59,5 casos de câncer de mama para cada 100 mil habitantes, contra 43 casos por 100 mil habitantes no mundo. Para diminuir esses índices é necessário ter um estilo de vida saudável e realizar exames periodicamente. Os exames de-vem ser realizados anualmente por mulheres com mais de 40 anos ou com histórico familiar da doença.

*Com informações da clínica Mamorad