Congresso da ABEAD abordará o impacto social e econômico do álcool

O XXIII Congresso Brasileiro de Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (XXIII CBABEAD) será mais um evento de atualização profissional da ABEAD. Com o tema “Álcool e suas interfaces: muitos temas, pouco debate”, o logo_CBABEAD-02evento será realizado de 23 a 26 de setembro em Campos do Jordão, em São Paulo.

No Congresso será abordado o impacto social e econômico que o álcool traz para o Brasil. Nesse contexto, o objetivo é discutir o álcool e gestação, na infância e adolescência, as peculiaridades do uso do álcool entre mulheres, álcool e trânsito, os diferentes tipos de violência por causa da bebida, o álcool tabaco e outras drogas, a dependência, o álcool e o trabalho, a saúde física e mental, a predisposição genética à bebida, o álcool e a sexualidade, as leis e prevenção, o papel da comunidade e o controle da oferta, o custo e a economia e a propaganda e suas políticas.

Com uma programação completa no tema proposto, a presidente da ABEAD, Ana Cecília Marques, diz que o Congresso é uma oportunidade de conhecimento das evidências científicas nacionais e internacionais dos planejadores de políticas e serviços, das famílias, dos educadores, dos profissionais e do próprio dependente.

Para a psiquiatra, esta será uma oportunidade exercitar o pressuposto mais importante nesta área, que é a revisão do estigma, dos mitos, trazendo para o debate um tema tão relevante, de uma forma atualizada, ética e justa, para promover ações mais eficazes.