Onco-Vida celebra 20 anos de sucesso  

É cada vez mais difícil receber um serviço de excelência em saúde, mas existem empresas que se destacam nesse setor. É o caso do Instituto Onco-Vida, em Brasília, que completa em maio, 20 anos no tratamento oncológico-especializado.

A Superintende Executiva da Onco-Vida e idealizadora da clínica, Dra.  Andrea Farias, adota um modelo visionário de gestão. Investe em equipamentos de última geração em saúde, no treinamento de pessoal e em capacitação profissional – o que permite oferecer um serviço diferenciado com a participação de cerca de 120 colaboradores.

Quais os principais desafios que a empresa enfrentou para se tornar uma das mais conceituadas no mercado de saúde brasileiro?

Sempre procuramos ter uma visão de qualidade em assistência.  Essa necessidade veio quando imaginei que idealizaria um clinica que prestasse um serviço de excelência, onde eu pudesse me tratar, caso precisasse. Então, investimos na qualidade do atendimento com parceria de médicos de fora de Brasília, que somaram com seus conhecimentos aprofundados. Outro desafio foi ter um corpo clínico alinhado com essa missão, do cuidado do paciente de maneira diferenciada, e fazer parcerias com as operadoras de saúde, para que entendam que prevenir e tratar com qualidade, é o mais importante. Temos que oferecer sempre o melhor ao paciente, e disso não abro mão.

A Onco-Vida tem como premissa o atendimento humanizado, qual o seu o seu maior orgulho?

Nosso ideal é o bem-estar do paciente com atendimento multidisciplinar. Criamos um importante programa chamado Espaço Aberto Onco-Vida, que tem como objetivo mostrar para o paciente que o câncer tem cura, e se pode viver com qualidade de vida. Temos psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros experts que fazem a diferença nesse programa. É um trabalho feito a várias mãos que só tem trazido bons frutos. Conseguimos tirar falsas expectativas de pacientes, para que eles consigam seguir em frente e vencer a doença.

Quais os investimentos que a empresa faz para a equipe de colaboradores?

Todos os nossos funcionários antes de serem contratados passam por uma avaliação psicológica para sabermos  podem  lidar com o paciente. Nossa preocupação se estende em saber se estará bem ao receber uma notícia triste, e como agir em situações delicadas. O paciente oncológico é frágil e precisa de facilitação na Onco-Vida. Investimos também em cursos de gestão, aulas motivacionais, ginástica laboral, planos de carreira e ajudamos os funcionários que fazem faculdade. Durante esses 20 anos de Instituto, muitos saíram formados.

O que representa a Onco-Vida? Quais os planos futuros?

Trata-se de uma realização pessoal e profissional.  É onde desempenho a minha profissão com maestria, amor à medicina e aos pacientes, que muitas vezes, tornam-se amigos.  Em relação ao futuro, meu objetivo é manter esse trabalho, de dedicação aos que precisam de atenção especializada, com qualidade e informação, na sua assistência por completo.