Inverno requer cuidados especiais contra viroses

Tosse, falta de ar, congestão nasal, febre, diarreia, vômitos e mal estar. Os sintomas típicos das viroses da época fria do ano podem sinalizar problemas mais sérios de saúde, caso o quadro clinico não seja resolvido em cinco dias.

O recado é do pneumologista Sérgio Pontes Prado, do Instituto Onco-Vida, que acrescenta que, como as viroses diminuem a imunidade e facilitam a entrada de bactérias no organismo, é importante manter a vacinação em dia contra a gripe, além de “lavar as mãos regularmente, evitar locais fechados e ar condicionado, preservar o ambiente de convívio limpo e arejado. Hábitos saudáveis como boa alimentação, ingestão adequada de água, sono reparador e diminuição do estresse emocional são medidas eficazes para evitar as viroses”.

Para os pacientes oncológicos, os cuidados redobrados. Por terem a defesa mais fragilizada, até mesmo pelo tratamento contra o câncer que diminui a resposta imunológica, as recomendações devem ser seguidas à risca. “Seguindo as medidas preventivas é possível passar pela estação fria do ano sem lembranças indesejadas. O que não se pode é ficar suscetível aos problemas respiratórios, por isso a necessidade de prevenção”, reforça Dr. Sérgio Pontes Prado.