Dr. Frederico Corrêa palestra sobre ‘Miomas’ no Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do DF

Na tarde desta quarta-feira (14), o Dr. Frederico Corrêa, diretor da FertilCare,palestrou sobre o tema “Mioma – Estratégias e planejamento baseado em imagens para o tratamento”, no 49º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal – evento que é realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil e reune até o dia 16 os mais expressivos médicos e obstetras do país.
Dr. Frederico falou durante a palestra sobre os diversos tipos de mioma e seus tratamentos específicos. Para o médico, é importante ressaltar que o tratamento clínico para o mioma uterino não existe. “Na maioria das vezes, quando falamos em tratamento de mioma, nos referimos ao tratamento cirurgico. Dentre as possibilidades de tratamento temos a histerectomia – a mais utilizada no mundo, a histeroscopia, laparoscopica e laparotomia”, explicou.
Sobre o tratamento adequado, Dr. Frederico pontuou a relevância do diagnóstico para decidir a melhor opção. “É importante sabermos a extensão, tamanho, terço em relação ao útero e se o mioma está ou não na parede lateral. Isso nos ajuda a definir a melhor técnica de abordagem para realizar o tratamento da paciente.”
Finalizando a palestra, o médico explicou alguns casos e, em especial, o de múltiplos miomas. “A ressonância magnética e o ultrassom são fundamentais para identificarmos e planejarmos a cirurgia da paciente. Por exemplo, em caso de dois miomas, podemos sim ter de fazer duas cirurgias, sendo uma em cada mês. Para o planejamento correto, precisamos destes exames”, concluiu.