Menopausa e osteoporose: Avaliação integral da paciente é essencial para o tratamento

IMG-20170614-WA0022 cópia

 

Para explicar sobre o correto manejo da paciente, a médica Josenice Gomes, diretora da clínica FertilCare, participa do 49º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal, que acontece de 14 a 16 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

No evento, que reúne alguns dos mais expressivos ginecologistas e obstetras brasileiros, a médica palestra sobre os exames de rotina justificados no climatério. “A ideia é enfatizar aos especialistas a necessidade da anamnese, com os pedidos de exames para que o tratamento seja assertivo”, afirma.

No que se refere ao diagnóstico, Dra Josenice destaca que cabe o médico solicitar exames de densitometria óssea, raio-x da Coluna vertebral lombar (L1 e L4), do fêmur, colo femural ou trocanter e o raio-x ultradiscal.

“Sabemos que o avançar da idade, o sedentarismo, o aumento de peso e a menopausa podem desencadear vários problemas de saúde. Por essa razão o médico deve estar preparado para uma avaliação integral da paciente”, disse Dra. Josenice Gomes.