Câncer de Próstata: Urologista Heder Murari Borba explica sobre prevenção e diagnóstico da doença

No Novembro Azul, mês dedicado a conscientizar os homens sobre os riscos do câncer de próstata, a redação do Médicos na Mídia conversou com o urologista do Instituto de Câncer de Brasília (ICB), Dr. Heder Murari Borba, que explica a seguir as formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, além de reforçar a importância da visita ao médico.

Qual a idade inicial para se detectar o câncer de próstata?

O câncer de próstata é considerado uma doença do envelhecimento, então o maior risco é exatamente o próprio envelhecimento da glândula prostática. Em geral, a partir dos 50 anos todo homem deve procurar um urologista para se prevenir. O câncer tem início silencioso e a única maneira de se detectar em casos iniciais é através do exame urológico.

Quem deve fazer o exame de toque retal?

Todo homem a partir dos 45 anos em casos da presença da doença na família e, para o restante dos homens, a partir dos 50, anos. Estes devem se submeter ao exame urológico de toque e outras opções como o bioquímico e radiológico para se fazer o diagnóstico.

A partir de que idade o homem pode fazer o exame de PSA?

A partir dos 45 anos de idade, sobretudo para os pacientes que tenham histórico de câncer na família.

O PSA substitui o exame de toque?

Não. Na realidade, os exames se complementam. O PSA é um indicador até melhor para o rastreamento e para o seguimento do envelhecimento da próstata. À medida que a próstata vai crescendo, mesmo de maneira benigna, o PSA vai acompanhando o crescimento junto da idade. Quando chega no limite máximo, começamos a suspeitar de câncer de próstata.

Tem como prevenir o câncer de próstata?

Vida saudável de modo geral, mas não existe uma causa única para o câncer de próstata. Temos uma frequência maior na raça negra, mas não existe uma fórmula de prevenção que não seja através dos exames preventivos. Atualmente ainda não podemos prever do ponto de vista genético. Os homens têm que fazer o exame anual.