Para muitos, a amamentação é o simples fato de alimentar um bebê. Entretanto, para as mães, amamentar é muito mais especial do que parece por representar um momento de grande conexão entre mãe e filho.
Além disso, a amamentação também pode previnir doenças como câncer de ovário e mama, e, também, auxiliar a facilitar a perda do peso ganho durante a gravidez. O Espaço Gestar revelou algumas dicas para tornar este momento mais mais simples e benéfico para o bebê. Confira abaixo!
Diga não ao sabonete
Para higienizar os mamilos, opte apenas por água. O sabonete, tanto o líquido ou em barra, pode acabar eliminando a lubrificação natural dos mamilos e dificultando a sucção do bebê.
Massagens nos seios
Para facilitar a amamentação para o seu bebê, massagens nos seios podem ajudar na descida do leite: segure os bicos dos seios, cada um com uma mão, e pressione a mama de cima para baixo. Repita o movimento cinco vezes, intercalando as direções.
Hidratação é fundamental
Apesar da lubrificação natural dos mamilos, é imprescindível que a hidratação dos mesmos seja feita regularmente para evitar rachaduras. Pomadas de lanolina são as mais indicadas para quem já está amamentando.
Utilize o próprio leite materno para limpar os seios após a amamentação
Após a amamentação, a melhor maneira de higienizar os seios é usando o próprio leite materno, uma vez que ele contém uma substância chamada Imuglobina A, que auxilia a combater processos inflamatórios.
Evite desconfortos
Durante este período, é muito comum que o leite vaze dos seios. Para evitar desconfortos, utilize absorventes próprios para as mamas que auxiliam a conter quaisquer tipos de vazamentos.
Fonte: R7