Evento que acontece em 27 de julho, reúne clínicos e cirurgiões renomados em suas áreas de atuação para discussão sobre a cirurgia bariátrica, seus benefícios e implicações
No dia 27 de julho, o Programa de Educação Continuada da Associação Médica de Brasília (PEC – AMBr) debate a cirurgia metabólica, sob as perspectivas de clínicos e cirurgiões. O evento acontece de 8h30 às 17h30, na sede da AMBr, no Setor de Clubes Sul.
Especialistas de todo o país estarão lado a lado para discutirem como obter melhores resultados com o procedimento e como cuidar dos pacientes que necessitam da intervenção. As inscrições podem ser realizadas pelo site pecambr.com.br
O impacto das doenças metabólicas na população mundial é profundo. Problemas cardiovasculares decorrentes desse tipo de enfermidade são as maiores causas de mortes em todos os grupos populacionais e as consequências do Diabetes tipo 2 estão entre os principais fatores de custos do Sistema Único de Saúde: Mais de 5 bilhões são gastos, ao ano, com hemodiálises em paciente renais terminais em função do diabetes, principal causa de infarto, derrame, amputação não traumática e cegueira, no mundo.
Trabalhos prospectivos, randomizados e controlados, além de metanálises e evidências científicas comprovam a eficiência da cirurgia bariátrica, que proporciona uma taxa de remissão completa dos danos causados pelo diabetes em até 85%. Pacientes que não alcançam a remissão completa, a obtêm parcialmente, com alívio de sintomas, diminuição do risco cardiovascular a longo prazo e também dos problemas micro e macrovasculares decorrentes da doença.
Cirurgia a serviço da população
A cirurgia metabólica é cirurgia bariátrica com enfoque no tratamento das doenças metabólicas, tais como Diabetes tipo 2, Hipertensão Arterial, Dislipidemias, Apneia do Sono e Obesidade.
O tema, por sua complexidade, envolve várias especialidades médicas e todos os profissionais que cuidam de pacientes com problemas metabólicos devem entender o funcionamento das diversas áreas.
No entanto, os problemas começam com a semântica sobre o assunto. Especialistas colocam em prática os parâmetros estabelecidos por sua área, enquanto a interdisciplinaridade do tratamento fica comprometida.
Quem sofre as consequências dessa confusão é o paciente. Nesse sentido, o objetivo desta edição do Programa de Educação Continuada da Associação Médica de Brasília é promover um amplo debate sobre alternativas para aprimorar tratamentos e cuidados de pacientes com doenças metabólicas.
Serviço:
Programa de Educação Continuada – Cirurgia Metabólica para Clínicos e Cirurgiões
Data: 27 de julho (Sábado)
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Associação Médica de Brasília (AMBr) – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Conjunto 6 – Brasília (DF)
Programação completa e inscrições: www.pecambr.com.br